segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conselho Municipal do Meio Ambiente Financia Irrigação da Horta Escolar
Graças à verba destinada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente para a instalação de irrigação, nossas hortaliças, chás e árvores nativas não precisarão sofrer com a seca. Na última sexta-feira, os canos foram espalhados e,  à tarde,  as plantas já recebiam as preciosas gotas de vida. Muito importante essa união de esforços onde muitas pessoas colaboram para que a horta forneça alimentos para a merenda escolar. Agora o próximo passo é conseguirmos adubo orgânico e terra preta para preenchermos os novos canteiros construídos pelo  amigo da escola, Vanio Possa, e enriquecermos os que já estão produzindo. Se você ainda não conhece, visite as hortas mandallas na Praça Latina. Se sentir muita vontade, pode colher folhas de radicci, temperos e chás para seu próprio consumo. Ficaremos felizes, pois você estará utilizando alimentos  saudáveis e produzidos sem uso de agrotóxicos.

Grupo Com-Vida aprende a se alimentar melhor      
No dia 06 de maio de 2011, o grupo Com-Vida recebeu a nutricionista e funcionária do Conselho Tutelar Dariane.  Ela mostrou como ter uma alimentação saudável, falando um pouco sobre a Pirâmide Alimentar, sobre doenças que podem se formar através do excesso do açúcar, gorduras e sal. A nutricionista questionou os integrantes do grupo sobre a alimentação diária dos alunos e também quis saber um pouco sobre eles.
 Ela lhes deu informações sobre como se deve ter uma boa alimentação
 através de alimentos saudáveis como: frutas, vegetais etc. O consumo de água e leite puro também é essencial para a nutrição e a hidratação.
Depois de terminar suas perguntas, ela teve que ir, pelo motivo de ter um problema para resolver no seu trabalho. Os alunos e a nutricionista pretendem se reencontrar novamente para debaterem um pouco mais sobre o assunto.
Depois, o grupo se reuniu para continuar a coleta dos pets, jornais e latinhas. Os alunos do turno da tarde estão dando um show para o turno da manhã. Com venda dos materiais faremos uma poupança para cada turma que trouxer os materiais recicláveis.
Dedetização da Escola
Limpeza das Salas antes do início da aula
No último dia 7, foi feita uma dedetização contra insetos, morcegos e ratos na escola. Realizada pelo Sr. Vanderlei, o objetivo era controlar a proliferação desses intrusos. O resultado foi bom, com a expectativa de eliminar a maior quantidade dos mesmos. Foi dedetizado o forro, a cozinha, as salas de aula, o almoxarifado e o exterior da escola. Isso é necessário fazer pelo menos uma vez por ano, a conseqüência desagradável foi o mau cheiro dos produtos e um pequeno atraso no começo da aula de segunda-feira, para passar um pano com álcool nas mesas. No mesmo dia também foi feita a limpeza das caixas d’água.
Lucas e Cesar