terça-feira, 30 de agosto de 2011

Trilha de Inverno
Acesse http://www.youtube.com/watch?v=HZ4xtEvqfpM para ver as fotos da Trilha
O passeio ocorreu na chácara do pai da Sílvia, o Senhor João Zilli, no dia 26 de agosto. Acompanharam os 42 alunos, os professores Waldir Maffei, Ângela Silvestrin, além da professora responsável pela biblioteca, a Sílvia, e a merendeira Izélia.
Na enquete feita com 14 participantes, o que chamou a atenção dos alunos foram: as plantações, o cipó, as árvores, os animais, a plantação de pêssegos, as paisagens, o jeito que a Dona Maria faz os pães no forno a lenha e o chá da beleza.
Na outra pergunta, se voltassem, o que gostariam de fazer,  responderam: gotaria de fazer pão, colher frutas, fazer schimia, ver os animais, fazer pão de forno, sentir o ar puro da natureza, passar “remédio” nas uvas e pescar.

Aprendendo com a natureza
Durante a caminhada no mato, vimos muitas coisas como um riacho, um açude onde algumas pessoas pegaram girinos- alguns dizem que viram animais na mata ali perto do açude- passamos por parreirais, por pessegueiros que faziam um arcos e comemos frutas como: laranja e bergamota.Nós também aprendemos sobre o cipó escada, com o qual se faz um chá para curar o reumatismo. Seu João disse que aquele cipó escada tinha mais de 1000 anos. A caminhada foi longa mas valeu a pena.

Terras misteriosas
No dia 26 de agosto fui visitar uma propriedade rural na Vila Jansen, Linha 80, 2° Distrito e estava confiante que seria um belo passeio. Caminhamos sobre terras de pedras bonitas, algumas semipreciosas, todas lindas. Tinha uma de mais ou menos 30 cm por 20 cm recolhida pelo Lucas, da turma 802, muitas outras brilhantes. Esta foi a parte que mais gostei do passeio e a melhor aventura de todas.
Trilha na linha 80
 Depois de muito cansaço, de uma longa caminhada por parreirais e pés de pêssego, depois de passar por quatro açudes, o merecido descanso, sentados nos tratores, ou na grama.  Em seguida, o lanche: dezesseis pães com schimia,  de uva ou figo, regados a suco de limão, pêssego , ou laranja. Um pão muito macio, de forno feito de barro, o pão quente,  com  schimia da colônia ,lambuzava a boca, melecava a mão e deixava  um gostinho de quero mais. Não se engane, as chimias coloniais não são uma pasta viscosa, muitas vezes sem gosto, como as que você compra em qualquer mercado,  mas sim uma schimia grossa, com um gosto diferente, que deixa água na boca. E para quem estava com sede,  ou de tanto comer pão secou a boca, um ótimo suco, com o real gosto da fruta, com açúcar na medida certa e ainda por cima natural.