terça-feira, 23 de agosto de 2011

APRENDENDO A TER PACIÊNCIA E A CULTIVAR A HORTALIÇAS

Você colhe o que semeia! Este ditado é verdadeiro, tanto nas relações humanas, quanto na produção de alimentos, flores,  ervas medicinais, aromáticas e condimentares.
Desde o ano passado, estamos colocando em prática o ato de cultivar hortaliças e ervas em nossas hortas  mandallas,  construídas na Praça Latina, ao lado de nossa escola.
No início, a terra era muito pobre, dura... Então os integrantes da Com-Vida, com apoio de pais e voluntários foram  colocando esterco, calcário e depois semearam e colocaram mudas na terra. No final do ano, houve a primeira colheita e, para festejá-la, foi servido um arroz de carreteiro com omelete de legumes, suco e frutas. Foi muito lindo ver os pais, familiares e alunos chegando e trazendo seus talheres e pratos para confraternizarem ao entardecer.
Pois, este ano avançamos. Como já trabalhamos a terra, a irrigação por gotejamento foi instalada, certamente colheremos melhores hortaliças.
Então é hora de plantar!
A escola recebeu a doação de mais de 2000 mudas: alface, chicória, repolho, brócolis, radicci, rúcula, entre outras. Para transplantá-las serão convidados todos os alunos, mas está havendo um grave problema: o clima. As mudas chegaram sexta-feira, mas choveu. Hoje a temperatura está em torno de 2 graus, portanto impossível  de trabalhar com os alunos, poderiam ficar doentes.  O pior é que as previsões meteorológicas indicam chuva e frio para os próximos dias.
As hortaliças que estão sendo cultivadas como: salsa, cebolinha verde, alface, rabanete já fazem parte dos ingredientes usados para fazer o lanche dos alunos, mas pretende-se  ampliar os produtos.
O voluntário sempre em ação em nosso projeto,  Vânio Possa,  ampliou o espaço de terra cultivável, fez mais canteiros e preparou a terra para plantar abóboras, aipim (mandioca), batata doce e amendoim. Dessa forma, nosso projeto se amplia e todos somos privilegiados, pois nos alimentaremos com produtos saudáveis e produzidos por nós mesmos.
Como todo o agricultor sabe e nós estamos aprendendo, para produzir é preciso paciência e perseverança. Tudo a seu tempo. A natureza tem seu ciclo e dependemos dele. Esta talvez seja a maior lição a aprender.
Em nossa próxima edição, mais informações sobre  esse projeto tão importante. Será que o clima vai permitir nosso trabalho?
Para dar continuidade às informações sobre ervas aromáticas, condimentares e medicinais, trazemos informações sobre a forma de preparar as ervas para o consumo.

As informações estão sendo retiradas da apostila Oficinas de Capacitação do projeto de Qualificação da Política Ambiental de Garibaldi 2007-2009.

Processos para a utilização das plantas medicinais:
1-INFUSÃO: verter água fervente sobre a erva picada numa vasilha, tapar e deixar esfriar por 10 min. Usa-se para partes mais delicadas da planta: folhas e flores.
2-DECOCÇÃO: pôr as erva numa vasilha com água e levar ao fogo. Ferver durante 2 a 15 minutos. Usa-se para raízes, rizomas, madeiras, caule, casca ou sementes. São partes mais duras que devem ser picadas e aconselha-se deixar durante a noite na água antes da decocção (macerar).
3-MACERAÇÃO: colocar as erva em molho durante 8 a 24 horas e líquidos na temperatura ambiente: água (tisana ou garrafada), vinho, cachaça ou graspa ou mistura de água e álcool de cereais. As partes mais tempo no liquido. Neste processo os minerais e vitaminas são mais aproveitados. Não são expelidos pelo vapor como nos processo anteriores.
4-TINTURA: usa-se de 25% a 80% de ervas e completa-se com álcool de cereais com maior ou menor graduação. Usa-se mais ou menos álcool conforme a planta.Algumas liberam os princípios ativos com mais facilidade do que outras.
-Existem outras formas de utilização das ervas: em compressas, cataplasmas, sucos de ervas frescas, pomadas e ungüentos.
Como preparar a dosagem:
-Dosagem normal: em 1 litro coloca-se de 20 a 30 gramas de ervas frescas; em um copo (200 ml), ou seja, a quinta parte de um litro, coloca-se de cinco a seis gramas, o que corresponde a uma colher cheia de folhas picadas. Se forem folhas secas, pode-se reduzir o peso (não o volume).
-O adulto toma de três a quatro xícaras (200 ml) por dia. Para 01 xícara (150 ml) colocam-se quatro gramas de folhas (uma colher)
-Tinturas: variam de 10 a 30 gotas, com água, três vezes ao dia. Se for de vinho pode-se tomar um pequeno cálice.
-Xaropes: quatro a cinco colheres de sopa diárias.
OBS: Para crianças, a mesma quantia de vezes diárias em doses diminuídas de acordo com o peso.