quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Gatos
 O gato (Felis silvestris catus ), também conhecido com gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. Seu mais primitivo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período Paleoceno, e que possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução do gato deu origem ao Dinictis, espécie que já apresentava a maior parte das características presentes nos felinos atuais.  A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.
 Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão o gato Tom, Frajola, Gato Félix, Gato de Botas e Garfield.
Alimentação
Os gatos, alimentam-se de insetos, pequenas aves e roedores. Os gatos não-domesticados, abandonados e sem dono, ou gatos domesticados que se alimentem livremente, consomem entre 8 a 16 refeições por dia. Apesar disso, os animais adultos podem adaptar-se a apenas uma refeição por dia.
GRUPO ESTAVA ANSIOSO POR RECOMEÇAR
Depois de algumas semanas sem se encontrar por causa das férias e por causa das interséries, os componentes da Comissão a favor da vida, a Com-Vida, estavam ansiosos por retomar os trabalhos.
Nesse primeiro encontro do segundo semestre, planejaram com a professora Débora fazer uma camiseta para identificação do grupo e nessa atividade colocarão em prática um dos pilares do cuidado com o Meio Ambiente que é o não consumismo e o reaproveitamento de materiais. Usarão uma camiseta velha para transformá-la e cada um a produzirá do seu jeito. Assim será a identidade do grupo: colorida, alegre, conseqüente em suas ações.
Também realizaram trabalhos de organização dos recicláveis, coleta de lixo e trabalho na horta. Todo o grupo deseja que esse semestre seja bem produtivo, com muitas aprendizagens.