terça-feira, 28 de junho de 2011

Convivendo com os pássaros
A Caturrita é conhecida como catorra ou cocota, é uma ave de família Psittacidae. É nativa das regiões subtropical e temperada da América do Sul, é encontrada nos pampas à leste dos Andes na Bolívia, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil até a região da Patagônia na Argentina. Na natureza, a alimentação das caturritas é composta por frutos, verduras, legumes, sementes de arbustos e capins, flores e brotos, e mesmo em cativeiro, não é recomendado o uso de alimentos fora desse padrão.
As caturritas têm penas verdes no dorso, que contrastam com a barriga, peito, garganta e testa acinzentados. O bico é pequeno e alaranjado. No peito, a plumagem é escamada e nas asas e cauda possuem penas longas azuladas. As caturritas adultas têm 28 a 30 cm de comprimento total. A ave também é conhecida no Brasil por catorra, cocota, periquito barroso, papo branco e outros nomes, dependendo da região.

O Nome cientifico é Myiopsitta monachus.
( Fonte wikipédia )

Os pássaros são muito importantes na nossa fauna, pois sem eles não existiria grande parte de nossa flora, os pássaros transportam em seus bicos as sementes das árvores para vários lugares.
Os pássaros são de grande importância para todos nós. No encontro semanal da Patrulha Mirim pelo meio ambiente, aprendemos que os comerciantes transportam esses animais e eles são muito maltratados. Os comerciantes tiram os pássaros de seus habitats naturais para o comércio, pois assim eles capturam um animal tão importante para a natureza e os vendem em gaiolas para a população, assim eles ganham cada vez mais dinheiro maltratando e extinguindo a nossa fauna. E nós compramos esses pássaros inofensivos pois os achamos bonitinhos e não pensamos nas consequências  que isso nos trará depois.