segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Que seria de nós sem alimentos?
Você pensa que apenas frutas, legumes e verduras são alimentos de origem vegetal? Negativo! Se você parar para pensar, praticamente todos os nossos alimentos têm origem vegetal, portanto são plantados, cultivados, colhidos e distribuídos ou industrializados.
 Você adora chocolate? Que seria dele se não fosse o cacau? Se não fosse a cana de açúcar e sua doçura? Se não fossem os óleos para a gordura que o compõe? Gosta de carne? Se o gado, as aves e os porcos não se alimentassem de pasto, milho, soja ou outros vegetais, produziriam a carne?
Essa reflexão embasa a prática que algumas turmas estão fazendo de semear e cultivar ervas aromáticas e condimentares em uma embalagem pet.  Crianças interessadas e compenetradas põem a mão na terra, semeiam e depois regam sua “lavoura”. É claro que isso não basta. Como nas grandes lavouras, o clima, os cuidados com a adubação, a qualidade das sementes serão fundamentais para o bom êxito da plantação.
Assim também ocorre com nossa horta mandalla. Neste ano de 2012 sofremos um longo período de estiagem devido ao qual não adiantava plantar, pois estávamos sem água para irrigar. Depois foi o inverno e a geada que destruiu muitos vegetais. Já agora os alunos, professores e a responsável por fazer o lanche para os alunos estão podendo colher o que foi plantado.
Assim fizeram os alunos da professora Joelma que voltaram para a escola trazendo rabanetes. Assim fez a Sra Izélia que enfeitou lanche dos professores no dia do Conselho de Classe com uma linda bandeja de folhas coloridas. Assim está fazendo a Sra Maria ao servir uma baciada de alface para enriquecer o lanche dos alunos.
Isso tudo é muito bom porque aprendemos a nos alimentar melhor e aprendemos também a cultivar alguns alimentos. Tomara que estas aprendizagens sejam levadas para fora da escola e para dentro da vida de cada um.