Trilha de outono
Como foi divulgado na última edição, a EMAC desenvolverá um projeto muito interessante que proporcionará aos estudantes e professores um contato mais íntimo com o ambiente da zona rural do município. Estão programadas 4 trilhas, uma em cada estação e em cada um dos distritos farroupilhenses.
Trilha realizada em 2009 |
A primeira será a trilha de outono e será na localidade de São Luiz, 3º Distrito. A segunda, a trilha de inverno, será a Nova Milano, 4º Distrito, a terceira, a trilha da primavera será à Linha Jansem, 2º Distrito e a última, a trilha do verão à Capela de Todos os Santos, também conhecida como Linha Busa.
O objetivo é levar os estudantes a observar a mudança na paisagem de acordo com a estação, a atividade produtiva, a região geográfica, além de , é claro, fazê-lo caminhar na natureza observando todos os cuidados relativos à atividade.
Pois estamos em fase final de organização da primeira trilha. A data escolhida foi a tarde do dia primeiro de junho. Visitaremos as propriedades de Miguel Silvestrin, Roberto Corteletti e Pedro Lovatto.
Uma das trilhas organizada pela escola |
A proposta é lotar 2 ônibus e sair da escola à 1h da tarde. Lá seremos recebidos por Pedro Lovatto, produtor de alimentos orgânicos e pioneiro na questão ecológica no RS.
A trilha iniciará na escola da Viação Férrea e percorrerá um quilômetro por uma estrada rural, entre pomares de caqui e matas de eucalipto. Depois, o grande grupo ficará no campo de futebol de Roberto Corteletti, enquanto pequenos grupos de 20 alunos visitarão a propriedade de Pedro. Ali realizarão uma trilha no mato onde observarão espécies nativas da flora, uma fonte, o tipo de solo, entre outros. Os grupos se alternarão nessas visitas.
No passeio não serão permitidos alimentos com gorduras trans como salgadinhos, bolachinhas recheados. Lá haverá frutas para todos.
As vagas para a trilha serão preenchidas pelos primeiros alunos do turno da manhã a se inscreverem. Os professores responsáveis pelo projeto são Angela Silvestrin e Valdir Maffei. O aluno arcará com o custo de R$ 5,00. Conheça o projeto elaborado pelo professor Valdir Maffei