segunda-feira, 23 de maio de 2011

Trilha de outono

Como  foi divulgado na última edição, a EMAC desenvolverá um projeto muito interessante que proporcionará aos estudantes e professores um contato mais íntimo com o ambiente da zona rural do  município. Estão programadas 4 trilhas, uma em cada estação e em  cada um dos distritos farroupilhenses.
Trilha realizada em 2009
A primeira será a trilha de outono e será na localidade de São Luiz, 3º Distrito. A segunda, a trilha de inverno, será a Nova Milano,  4º Distrito, a terceira, a trilha da primavera será à Linha Jansem,  2º Distrito e a última, a trilha do verão à Capela de Todos os Santos, também conhecida como Linha Busa.
O objetivo é levar os estudantes a observar a mudança na paisagem de acordo com a estação, a  atividade produtiva, a região geográfica, além de , é claro,  fazê-lo caminhar na natureza observando todos os cuidados relativos à atividade.
Pois estamos em fase final de organização da primeira trilha. A data escolhida foi a tarde do dia primeiro de junho. Visitaremos as propriedades de Miguel Silvestrin, Roberto Corteletti e Pedro Lovatto.
Uma das trilhas organizada pela escola
A proposta é lotar 2 ônibus  e sair da escola à 1h da tarde. Lá seremos recebidos por Pedro Lovatto, produtor de alimentos orgânicos e pioneiro na questão ecológica no RS.
A trilha iniciará na escola da Viação Férrea e percorrerá um quilômetro por uma estrada rural, entre pomares de caqui e matas de eucalipto. Depois, o grande grupo ficará no campo de futebol de Roberto Corteletti, enquanto pequenos grupos de 20 alunos visitarão a propriedade de Pedro. Ali realizarão uma trilha no mato onde observarão espécies nativas da flora, uma fonte, o tipo de solo, entre outros.  Os grupos se alternarão nessas visitas.
No passeio não serão permitidos alimentos com gorduras trans como salgadinhos, bolachinhas recheados. Lá haverá frutas para todos.
As vagas para a trilha serão preenchidas pelos primeiros alunos do turno da manhã  a se inscreverem. Os professores responsáveis pelo projeto são Angela Silvestrin e Valdir Maffei. O aluno arcará com o custo de R$ 5,00. Conheça o projeto elaborado pelo professor Valdir Maffei
Lixo na escola
                Há muito tempo a escola realiza projetos ambientais para a conscientização dos alunos. No ultimo dia 22 de maio, passou uma reportagem muito interessante, no Fantástico, que mostra a realidade do nosso país. Na reportagem, mostro que quanto menor a pessoa for mais ela tende a colocar lixo no lixo, que é o que acontece na nossa escola. As turmas mais novas colaboram mais do que as que têm alunos com mais idade.
         Mas agora estamos enfrentando mais um problema, o pessoal que era responsável pela compra do material reciclável recolhido na escola não está mais vindo buscar, então estamos com um depósito muito grande de pets, latas e jornais no espaço escolar.
         Estamos preocupados, pois a comunidade escolar está engajada e participativa e envia seu material confiando que a escola dê um bom destino ao mesmo.
         Sentimos na prática a problemática e estamos seriamente empenhados em encontrar um novo comprador para nossos produtos.
Você pode conhecer o projeto da reciclagem:

Projeto Reciclagem 2011

1- Dos Objetivos:

1.1. Despertar nos estudantes o hábito de separar os resíduos sólidos recicláveis;
1.2. Demonstrar que os resíduos sólidos podem ser reciclados e gerar renda;
1.3. Promover a educação financeira e o cooperativismo;
1.4. Estimular o envolvimento do estudante premiando-o quando atingir determinada meta.

2- Da organização:

2.1. Caberá ao grupo Com-Vida a coleta do material nas salas de aula, seu registro e armazenamento no saco coletor;
2.2. Caberá aos estudantes trazer para a escola revistas e jornais, embalagens pet, de plásticos e de alumínio, coletadas em suas residências e, ou de familiares e vizinhos.
Parágrafo primeiro: as embalagens deverão estar completamente vazias, amassadas e separadas de acordo com o material – ex. alumínio numa sacola, pet em outra sacola, plásticos em outra.
Parágrafo segundo: nas sacolas já deverá estar anotada a quantidade de material.
2.3. O material reciclável será recolhido semanalmente, às sextas-feiras, em cada turma, por dois integrantes do grupo Com-vida.
Parágrafo único: Quando houver feriado nessa data, o materia será recolhido na sexta-feira seguinte.
2.4. O material será vendido semanalmente a um reciclador que virá retirá-lo na escola.
2.5. A venda será coordenada pelo Zelador da escola, que anotará as quantidades e a receita gerada.
Parágrafo único: O dinheiro arrecadado com a venda do material ficará sob a responsabilidade da direção da escola.

3- Da premiação:

3.1- No mês de dezembro, cada turma terá direito ao total. arrecadado com a venda do material coletado na turma.
3.2. Semestralmente haverá a entrega de uma comenda aos alunos que atingirem  determinado número de pontos.
Parágrafo único: A comenda será dada aos alunos em ato solene, diante dos professores e colegas do turno.
Parágrafo segundo:  Os pontos acumulados semestralmente continuarão válidos para o semestre seguinte e os alunos irão conquistando novas comendas.

3.2. Haverá também uma distinção para as turmas: a- onde o maior número de alunos participar trazendo material; b- onde a separação do lixo for feita de forma correta.

4—Disposições gerais:

4.1- As situações não previstos nesse regimento serão resolvidas pela direção da escola com as coordenadoras do projeto: professoras Angela Silvestrin e Valesca De Cezero.

********************************************
Veja no site do Fantástico a reportagem completa:
Poluição: um problema muito sério!
Quando se ouve falar em poluição, logo vem a mente lixo nos mares e nas ruas. Mas, não é só isso. Achamos que estamos bem informados quanto a isso, ma s não sabemos de quase nada do que acontece no nosso dia –a- dia.
Existem vários tipos de poluição como:
·         Poluição atmosférica: é a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com essa atmosfera, ou mesmo que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela.

·         Poluição hídrica: é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas,assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.

·         Poluição do solo: é qualquer alteração das suas características naturais através da deposição, descarga, infiltração ou acumulação no solo de produtos poluentes.

·         Poluição sonora: é qualquer alteração das propriedades físicas do ambiente causada por conjugação dos sons, que direta ou indiretamente seja nociva a saúde, a segurança e ao bem.

·         Poluição visual: é o excesso de elementos ligados à comunicação visual ( Como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc.) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços.

·         Poluição térmica: é aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

·         Poluição luminosa: é causada pela iluminação excessiva, irregular, inadequada ou mal direcionada.
Na nossa própria casa estamos sujeito a vários tipos de poluições como, por exemplo, o rádio com volume alto, “poluição sonora”, a televisão com imagens “poluição visual”
Saindo de casa encontramos fábricas e carros que emitem gases poluentes, que temos que respirar; vamos ao mercado e saímos de lá com sacolas plásticas que demoram séculos para se decompor, alimentos embalados, engarrafados que depois, se não forem destinados aos lugares coretos, vão poluir o meio ambiente. Que podem entupir bueiros alagar ruas. Tudo o que você fizer de errado, vai voltar para você, prejudicando-o.
Se cada vez mais reciclarmos, não jogarmos lixo no chão, estaremos ajudando o meio ambiente e contribuindo  para uma planeta mais saudável e melhor.
COM-VIDA
Vamos falar um pouco sobre que o grupo de voluntários do Meio Ambiente faz nas sextas-feiras.
Ao chegarem ao Com-Vida, os alunos se dividem em grupos, de dois, três ou mais, pois cada grupo tem sua turma do turno da tarde para passar e recolher as pets, latinhas, jornais e papelão. Os materiais são amassados e separados. Depois desse processo, temos um senhor que recolhe os materiais para reciclagem.
   Depois que os alunos terminam esta tarefa, são feitos novos grupos para: cuidar da horta, limpar a Praça Latina e a escola. Após, cada grupo cumprir todas as suas tarefas, fazem uma pausa para um lanche saudável de frutas e pinhões ao ar livre, onde os alunos aproveitam para conversar um pouco, enquanto lancham. Quando os alunos terminam, um pequeno grupo vai até a cozinha para lavar os objetos. Quando terminam, a professora Ângela dá um tempo livre para brincarem um pouco e descansarem. Quando quiserem, depois da 16h, os alunos podem ir para sua casa. Na última sexta-feira o pessoal que trabalhou na horta espalhou 20 sacos de esterco para adubar a terra.