terça-feira, 3 de abril de 2012


ESPECIALISTAS EM IRRIGAÇÃO?
A COM-VIDA se reuniu para plantar as mudas de hortaliças na horta da escola, mas o tempo não permitiu, pois não choveu, então não puderam plantar. Há tempo que o grupo vem planejando isto, pois já botaram adubo e a cal para adubar a terra, pois seria muito importante plantar agora, antes que comece o inverno. Então como semana passada não deu para plantar, o grupo foi ver o que estava danificado na irrigação. A escola pensava em contratar pessoas especializadas em irrigação para consertar os vazamentos e repor as peças danificadas, entretanto os integrantes acharam absurdo o orçamento apresentado, isto é, quanto seria cobrado para o conserto, então eles mesmos viram o que faltava e quais as peças que teriam de comprar.
Desta forma, após o término do encontro, os estudantes Augusto, Gustavo e Leonardo acompanharam a professora Ângela para comprar o material necessário. Agora vamos ver se eles, os novos responsáveis pela irrigação das hortas, conseguirão fazer o sistema funcionar, isto é, conseguirão fazer a irrigação por gotejamento atingir seu objetivo: suprir de água os plantios realizados.
Leonardo Henicka-

EMAC em Garibalbi

No ano de 2010, o grupo Com-Vida fez uma visita à exposição de ervas medicinais, condimentares e aromáticas em Garibaldi, onde os alunos  tomaram chás, ganharam saches aromáticos e uns vasos de flores.  Os expositores eram estudantes das escolas públicas daquele município que desenvolvem um projeto muito interessante para ensinar as comunidades a preservar e cultivar essas ervas.
Todos adoraram a exposição e ficaram com muita vontade de desenvolver trabalho semelhante aqui na escola.
Como as nossas professoras conversaram com as coordenadoras do projeto demonstrando sua admiração pelo trabalho, em 2011 foram convidadas a fazer um curso sobre o uso de ervas na preservação da saúde. A professora Ângela participou do curso, ficando em permanente contato com a equipe de Garibaldi e neste ano, durante as férias, recebeu o convite para a escola participar novamente da exposição, mas desta vez como expositora.
 Desta forma, no ano de 2012, a escola deverá novamente visitar essa exposição com um número grande de turmas, sendo que a Com-Vida apresentará os trabalhos desenvolvidos na escola com a utilização das ervas e o ótimo resultado da Mandalla de chás e de hortaliças. Essa exposição  acontecerá em maio.
Thalia de Vargas Pansera