terça-feira, 6 de setembro de 2011

Reutilizando camisetas!
Estão ficando muito bonitas as camisetas que os componentes da Com-Vida estão costumizando! Cada um do seu jeito, no seu estilo, estará divulgando a Com-Vida e seus ideais. A professora Débora, professora de Artes do turno da tarde, está orientando o grupo nesta atividade. O legal é que cada um desenvolveu seu projeto. Também utilizou o material disponível : camiseta usada, retalhos de pano, tintas . Assim, fazendo e não só falando, é que nos tornamos a cada dia mais conscientes em relação ao nosso meio.
Orientações para tomar chá
  Agora que você já aprendeu como utilizar as plantas, você vai ter algumas orientações para melhor tomar seu chá:
·           Para se tomar o chá e surtir efeito, recomenda-se não pôr açúcar. É preferível colocar um pouco de mel.
·           De maneira geral , a melhor hora par se tomar chá é:

Pela manhã: chás depurativos, purgantes, diuréticos, vermífugos.
Antes das refeições (30 a 40 minutos antes): chás para melhorar o apetite ou alguns problemas de estômago.
Após as refeições: para perturbações da bílis, ou do fígado ou da vesícula.
Entre as refeições: chás depurativos, calmantes, tônicos e semelhantes.
 Antes de ir dormir: laxantes suaves e sedativos.
·           O organismo deve se acostumar ao chá. É bom iniciar com dose mais fraca e ir aumentando até o décimo dia, após ir diminuindo até completar 20 dias. Não é bom tomar o mesmo chá por período maior. Pode-se para por algum tempo e após repetir o procedimento ou trocar por outra erva com a mesma propriedade.
·           Não precisamos tomar o chá quando nos sentirmos doente. Os chás, sem os inconvenientes dos remédios alopáticos, podem ser tomados também como preventivos, fortalecendo o organismo. Recomenda-se, por exemplo, tomar algumas vezes por ano, na mudança das estações, alguns chás depurativos do sangue, como faziam  nossos antepassados, pois o sangue puro e limpo significa saúde geral.
Agora você já sabe como melhor tomar seu chá! É só botar em prática! O chá em pequenas quantidades pode ser consumido sem prescrição, com sua família, amigos e proporcionar momentos inexplicáveis. Existem chás de todo os tipos e gostos, quem não gosta chá, apenas ainda não descobriu o chá que combina com o seu tipo.