terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estamos sofrendo ataques de pulgões

Nossa horta mandalla está sofrendo com um ataque de pulgões, se não quiser que isso aconteça com você, vamos dar umas dicas para esses bichinhos não incomodarem. Nós testamos a receita da cinza e acreditamos que vai dar certo.

Preparados e receitas com plantas medicinais para controle de pragas e doenças na agricultura.

A natureza busca nosso equilíbrio

No controle natural ou ecológico de pragas e doenças, não se combate o inseto ou microrganismo. Pelo contrário, procura-se fortalecer a planta para resistir a estes ataques, e procura-se reduzir o número dos insetos e microorganismos, e não eliminá-los completamente.

Antes de controlar a pra ou doença, são observadas as condições onde a planta se encontra: tipo de solo, clima, vento, luminosidade, etc. O solo geralmente é responsável pela saúde da planta, por isso, em 1º lugar, se trabalha no sentido de melhorar as condições do solo. Se o solo estiver desequilibrado, ou seja, com excesso de alguns nutrientes e falta de outros, a planta também ficará mal nutrida, e os insetos e microorganismos irão atacar com facilidade, deixando a planta doente.

Um solo agrícola deve ser vivo, e para isto deve ser protegido do calor excessivo, da erosão, da perda de umidade, e ter bastante matéria orgânica.

Água de cinza e cal

Tem poder fertilizante, auxilia no controle de pragas e doenças: 500g de cinza de fogão peneirada, 500g de cal hidratada, 10 litros de águas. Misturar em um balde, agitando de 15 em 15 minutos durante 1 hora. Deixar a mistura levemente turva (leitosa) e coar para usar, pulverizando sobre as plantas.

Água de cinza:

Controle de doenças fúngicas (antracnose, ou varola, em parreiras):

1 a 3 Kg de cinza de fogão para 100 l de água. Agitar rapidamente por 5 minutos e deixar repousar por 24 horas. Usar somente o líquido que ficar na superfície, que pode ser armazenado por 10 dias.

Extrato de plantas:

(Receita básica para diversas plantas): (Cinamono, fumo em corda, pimenta, arruda, samambaia, urtiga, cavalinha, alho, etc). Controle de insetos como pulgão, lagartas, etc; além de servir como fortificantes de plantas. 500g de folhas da planta (no caso do cinanomo os frutos são mais eficientes) em 2 l de água. Preferível picar ou macerar (esmagar) e deixar descansar por no mínimo 24 horas. Pode-se adicionar um pouco de álcool (10ml). Quanto mais tempo ficar “curtindo” antes de usar, maior eficiência. Guardar em local protegido da luz. Para usar deve-se diluir em 10 litros de água. Se necessário coar. Obs: Não usar preparados com fumo em tomateiro, pimentão e berinjela.