Nossa horta mandalla está sofrendo com um ataque de pulgões, se não quiser que isso aconteça com você, vamos dar umas dicas para esses bichinhos não incomodarem. Nós testamos a receita da cinza e acreditamos que vai dar certo.
Preparados e receitas com plantas medicinais para controle de pragas e doenças na agricultura.
A natureza busca nosso equilíbrio
No controle natural ou ecológico de pragas e doenças, não se combate o inseto ou microrganismo. Pelo contrário, procura-se fortalecer a planta para resistir a estes ataques, e procura-se reduzir o número dos insetos e microorganismos, e não eliminá-los completamente.
Antes de controlar a pra ou doença, são observadas as condições onde a planta se encontra: tipo de solo, clima, vento, luminosidade, etc. O solo geralmente é responsável pela saúde da planta, por isso, em 1º lugar, se trabalha no sentido de melhorar as condições do solo. Se o solo estiver desequilibrado, ou seja, com excesso de alguns nutrientes e falta de outros, a planta também ficará mal nutrida, e os insetos e microorganismos irão atacar com facilidade, deixando a planta doente.
Um solo agrícola deve ser vivo, e para isto deve ser protegido do calor excessivo, da erosão, da perda de umidade, e ter bastante matéria orgânica.
Água de cinza e cal
Tem poder fertilizante, auxilia no controle de pragas e doenças: 500g de cinza de fogão peneirada, 500g de cal hidratada, 10 litros de águas. Misturar em um balde, agitando de 15 em 15 minutos durante 1 hora. Deixar a mistura levemente turva (leitosa) e coar para usar, pulverizando sobre as plantas.
Água de cinza:
Controle de doenças fúngicas (antracnose, ou varola, em parreiras):
1 a 3 Kg de cinza de fogão para 100 l de água. Agitar rapidamente por 5 minutos e deixar repousar por 24 horas. Usar somente o líquido que ficar na superfície, que pode ser armazenado por 10 dias.
Extrato de plantas:
(Receita básica para diversas plantas): (Cinamono, fumo em corda, pimenta, arruda, samambaia, urtiga, cavalinha, alho, etc). Controle de insetos como pulgão, lagartas, etc; além de servir como fortificantes de plantas. 500g de folhas da planta (no caso do cinanomo os frutos são mais eficientes) em 2 l de água. Preferível picar ou macerar (esmagar) e deixar descansar por no mínimo 24 horas. Pode-se adicionar um pouco de álcool (10ml). Quanto mais tempo ficar “curtindo” antes de usar, maior eficiência. Guardar em local protegido da luz. Para usar deve-se diluir em 10 litros de água. Se necessário coar. Obs: Não usar preparados com fumo em tomateiro, pimentão e berinjela.