terça-feira, 13 de março de 2012


DIA DO RECOLHIMENTO
No nosso país, muito lixo é jogado pelas ruas e esse lixo causa entupimento de bueiros e doenças. Quando chove, alaga tudo, pois com os bueiros entupidos a água transborda e invade residências, lojas, estradas e túneis. Não dá para fazer nada depois que aconteceu, mas mesmo depois de um alagamento há pessoas que continuam jogando lixos pelas ruas. Para evitar isso, todos devem reciclar ou jogar os resíduos no lugar apropriado!                  
Na escola Angelo Chiele há uma coleta de materiais recicláveis toda segunda-feira. A professora responsável pelo projeto é a professora Ângela. No turno da tarde, os alunos se esforçam muito para coletar esses materiais e o trazem para a escola. Depois a turma, no final do ano, com o dinheiro arrecadado com a venda do material reciclável faz um evento coletivo.
Neste ano, a meta é que os alunos do turno da manhã tragam materiais recicláveis para eles também fazerem esse tipo de evento. Conforme vão trazendo vão arrecadando. Os campeões de reciclagem recebem seus distintivos em ato solene no final de cada semestre. Dia 12 de março de 2012 foi o primeiro dia da coleta da escola e muitos alunos já colaboraram. Esperamos que nas próximas semanas, cada vez mais alunos demonstrem atitude a favor da preservação ambiental.
O interessante é que, como esse projeto vem se mantendo por vários anos, pais de alunos que já saíram da escola há muitos anos, continuem a trazer os resíduos para a escola, como o caso da Sra Nerci Lutz, mãe de Marina que estudava na escola até o ano 1999.


 Óleo trazido pela Sra Nerci Lutz, vendedora de salgadinhos 


Maria Isabela Mugnol, avó de Amanda
Outro exemplo é o da avó da Amanda da turma 212, Sra Maria Isabela Mugnol, que precisou trazer de camionete as embalagens acumuladas durante as férias.
Para valorizar os campeões de 2011, o Fique por Dentro traz o nome, a foto e a quantidade de matérias que eles trouxeram para reciclar.










segunda-feira, 12 de março de 2012


Com-vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida)

Primeiramente é um orgulho enorme para quem participa e também para nossa escola, que desenvolve esse projeto que este ano está repleto de novidades, jeitos diferentes, acolhedores e divertidos de ensinar sobre a natureza. Cada turma tem dois representantes que são: 511- Maria e Marcos, 611- Augusto e Gustavo, 612-Yuri, 711- Júlia, Giovani e Leonardo, 712- Mateus, Teylor e Ricardo, 702- Leonardo, 801-Pauline e Natalya e na 802- Emily. O primeiro encontro foi realizado no dia 28 de fevereiro, numa terça-feira, nos aposentos da nossa escola. Com certeza somos responsáveis por mudanças, que não foram poucas, já feitas não só na nossa escola como também na cidade. O legal deste projeto é como ele ensina as pessoas a cuidar do meio ambiente, também mentalmente, mudando os pensamentos e opiniões erradas das pessoas, fazendo com que elas pensem melhor a respeito de mudar e também tentar mudar os outros para que o projeto tenha realmente um bom andamento. No primeiro dia de projeto, todos os integrantes fora interrogados e tiveram que falar o que foram fazer no projeto, seus pensamentos e intenções, todas as respostas foram muito interessantes, mas também chamou atenção o jeito como todos repetiam a frase “aprender a cuidar do meio ambiente”, o que foi muito legal porque, de cara, dava para perceber que eles estão nisto para mudar e fazer a diferença em nossas vidas. Mas é claro que sozinhos, eles não chegarão a lugar nenhum e estão precisando da ajuda de todos nós para que possamos deixar um mundo melhor para nossos sucessores. Então, agora você já sabe onde pesquisar, quando quiser saber um pouco mais sobre as novidades da Com-vida.
                                                                                                                    
                                                                                                                     Pauline K. Bisutti