segunda-feira, 23 de maio de 2011

Poluição: um problema muito sério!
Quando se ouve falar em poluição, logo vem a mente lixo nos mares e nas ruas. Mas, não é só isso. Achamos que estamos bem informados quanto a isso, ma s não sabemos de quase nada do que acontece no nosso dia –a- dia.
Existem vários tipos de poluição como:
·         Poluição atmosférica: é a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com essa atmosfera, ou mesmo que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela.

·         Poluição hídrica: é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas,assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.

·         Poluição do solo: é qualquer alteração das suas características naturais através da deposição, descarga, infiltração ou acumulação no solo de produtos poluentes.

·         Poluição sonora: é qualquer alteração das propriedades físicas do ambiente causada por conjugação dos sons, que direta ou indiretamente seja nociva a saúde, a segurança e ao bem.

·         Poluição visual: é o excesso de elementos ligados à comunicação visual ( Como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc.) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços.

·         Poluição térmica: é aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

·         Poluição luminosa: é causada pela iluminação excessiva, irregular, inadequada ou mal direcionada.
Na nossa própria casa estamos sujeito a vários tipos de poluições como, por exemplo, o rádio com volume alto, “poluição sonora”, a televisão com imagens “poluição visual”
Saindo de casa encontramos fábricas e carros que emitem gases poluentes, que temos que respirar; vamos ao mercado e saímos de lá com sacolas plásticas que demoram séculos para se decompor, alimentos embalados, engarrafados que depois, se não forem destinados aos lugares coretos, vão poluir o meio ambiente. Que podem entupir bueiros alagar ruas. Tudo o que você fizer de errado, vai voltar para você, prejudicando-o.
Se cada vez mais reciclarmos, não jogarmos lixo no chão, estaremos ajudando o meio ambiente e contribuindo  para uma planeta mais saudável e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário