terça-feira, 18 de setembro de 2012


Presentes para nossos olhos
Muitas coisas podem causar alegria, depende dos conceitos e dos valores de cada um, mas para quem gosta da natureza esse é um tempo especial em Farroupilha! A cidade e o interior estão enfeitados de muitas cores. Você pode se deslumbrar com as imensas árvores dos ipês roxos, com os perfumados arbustos de manacás ou com as deslumbrantes cerejeiras ornamentais. É importante estar atento, pois a florada é rápida e se você não curtir, perderá o momento que só voltará na próxima primavera.
As fotos foram tiradas em ruas próximas à escola. Para que você saiba mais sobre as espécies, aí vão algumas informações!



_Manacá –de- jardim                                                                _
O manacá-de-jardim ou manacá-de-cheiro é uma árvore da família Solanaceae com origem na Mata Atlântica, no Brasil.
É uma árvore de folhas pequenas e permanentes, de crescimento de velocidade média e que pode atingir cerca de 3 metros de altura, com 2 metros de diâmetro da copa arredondada. A floração decorre entre setembro a março e produz flores brancas e lilases. A frutificação é do tipo cápsula. A propagação é por mergulhia e não suporta transplante.
Esta espécie é muito utilizada como ornamento, pela sua beleza e perfume. Durante todo o ano é possível ver na sua proximidade a borboleta-do-manacá, que deposita os ovos apenas nas folhas dessa planta, que é o único alimento de suas larvas.



_Prunus serrulata                                                                _
Cerejeiras são nativas de muitos países asiáticos, inclusive Japão, Coreia e China. O Japão tem uma grande variedade de cerejeiras, com mais de 200 espécies.
Durante o Período Heian, os japoneses adquiriram muitas práticas da China, inclusive o fenômeno social da apreciação de flores, onde a família imperial, poetas, cantores e outros aristocratas se reuniriam e celebrariam sob as árvores floridas. No Japão, cerejeiras eram plantadas e cultivadas por sua beleza, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794. Na China, a ume, ou ameixeira chinesa, era considerada a melhor, mas pela metade do século IX, a cerejeira havia substituído a ameixeira como a espécie favorita no Japão.



Handroanthus impetiginosus

Handroanthus impetiginosus é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira.
Seus nomes populares mais conhecidos são: piúva, ipê-rosa, pau-d'arco, piúna, ipê-roxo, ipê-roxo-de-bola, ipê-una, ipê-roxo-grande, ipê-de-minas, piúna-roxa
A reclassificação recente do gênero Tabebuia colocou como mesma espécie a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia avellanedae, mas há discordância de botânicos brasileiros.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário