terça-feira, 2 de outubro de 2012


Chuva impede Com-Vida de se encontrar
Nas últimas duas semanas o clima não tem ajudado, chove e por isso a equipe não pôde se encontrar. Entretanto, o trabalho não está parado. A coordenadora Ângela está aproveitando para agilizar o diagnóstico para a Agenda 21, além de fazer o trabalho de elaboração de entrevistas, distribuição de tarefas e busca de informações. Já na horta, o trabalho está andando graças à coordenação do Zelador Jorge, mais conhecido como Baiano.

terça-feira, 25 de setembro de 2012


O que é Usina de Reciclagem?

A usina de reciclagem é um conjunto de máquinas (esteira rolante, eletroímãs, peneiras, etc.) e funcionários que separam da massa principal de lixo, que será transformada em adubo, os objetos recicláveis. Segundo alguns especialistas, as usinas vendidas no Brasil têm tecnologia obsoleta, transferida dos países desenvolvidos para os países pobres. Do lixo que chega a uma usina, recupera-se, em média, 3% de recicláveis. Papel e papelão, presentes em grande quantidade no lixo urbano, são quase sempre perdidos por estarem sujos de resíduos orgânicos e misturados com papéis sanitários. A produção de rejeitos (tudo aquilo que não se aproveita da triagem, retornando ao lixão ou aterro, como as embalagens compostas de vários materiais ou a vácuo, papel carbono, isopor, tecidos, etc.) é de 42%, em média.
Num programa de coleta seletiva, recupera-se cerca de 90 % de recicláveis - os 10 % restantes são rejeito. O composto orgânico formado na usina contém cacos de vidro, tampinhas e outras miudezas inorgânicas que "escaparam" da triagem, e às vezes está contaminado com metais e líquidos tóxicos (que vazam de pilhas, por exemplo). Um estudo realizado em 21 usinas de alguns estados brasileiros revelou a presença de metais pesados - como mercúrio, chumbo e cobre - no composto orgânico em diferentes estágios de maturação.
Segundo os pesquisadores, os níveis de contaminação poderiam baixar de duas formas: a) tornando o processo aeróbico, o que exige um acompanhamento mais especializado e um tempo de maturação maior e, basicamente, b) fazendo-se uma separação prévia dos resíduos através da coleta seletiva (Debates Sócio-Ambientais, 1995). Já o resíduo orgânico coletado seletivamente pode ser compostado em montes com umidade e arejamento adequados. Isso não exige máquinas, pois o material já vem separado pela população. Os materiais separados na usina, devido à sujeira e contaminação, valem muito menos no mercado de recicláveis que aqueles coletados seletivamente. Uma usina costuma ser apresentada (e vendida!) a administradores municipais como um equipamento milagroso, que consegue "dar um fim ao problema do lixo" (segundo diversos prospectos e folders de propaganda), dispensando outras alternativas para seu tratamento e, ainda, gerando lucro. O retorno financeiro de uma usina é nulo. Não há nenhuma usina brasileira que seja, sequer, auto-sustentável.
Mais grave, porém, que todos estes aspectos operacionais, é o fato de que a instalação de uma "usina de lixo" numa cidade não contribui para uma reflexão em torno do desperdício e da geração de resíduos. Pelo contrário, alivia a consciência da comunidade, que se sente no direito, graças à nova parafernália tecnológica, de consumir livremente e descartar tudo aquilo que não quer mais... Por último, considerando o fato de que a "usina não recicla nenhum material, apenas separa os materiais..." sugere-se que o termo mais apropriado para este tipo de instalação seja Centro de Triagem e Recuperação da Matéria Orgânica.

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Presentes para nossos olhos
Muitas coisas podem causar alegria, depende dos conceitos e dos valores de cada um, mas para quem gosta da natureza esse é um tempo especial em Farroupilha! A cidade e o interior estão enfeitados de muitas cores. Você pode se deslumbrar com as imensas árvores dos ipês roxos, com os perfumados arbustos de manacás ou com as deslumbrantes cerejeiras ornamentais. É importante estar atento, pois a florada é rápida e se você não curtir, perderá o momento que só voltará na próxima primavera.
As fotos foram tiradas em ruas próximas à escola. Para que você saiba mais sobre as espécies, aí vão algumas informações!



_Manacá –de- jardim                                                                _
O manacá-de-jardim ou manacá-de-cheiro é uma árvore da família Solanaceae com origem na Mata Atlântica, no Brasil.
É uma árvore de folhas pequenas e permanentes, de crescimento de velocidade média e que pode atingir cerca de 3 metros de altura, com 2 metros de diâmetro da copa arredondada. A floração decorre entre setembro a março e produz flores brancas e lilases. A frutificação é do tipo cápsula. A propagação é por mergulhia e não suporta transplante.
Esta espécie é muito utilizada como ornamento, pela sua beleza e perfume. Durante todo o ano é possível ver na sua proximidade a borboleta-do-manacá, que deposita os ovos apenas nas folhas dessa planta, que é o único alimento de suas larvas.



_Prunus serrulata                                                                _
Cerejeiras são nativas de muitos países asiáticos, inclusive Japão, Coreia e China. O Japão tem uma grande variedade de cerejeiras, com mais de 200 espécies.
Durante o Período Heian, os japoneses adquiriram muitas práticas da China, inclusive o fenômeno social da apreciação de flores, onde a família imperial, poetas, cantores e outros aristocratas se reuniriam e celebrariam sob as árvores floridas. No Japão, cerejeiras eram plantadas e cultivadas por sua beleza, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794. Na China, a ume, ou ameixeira chinesa, era considerada a melhor, mas pela metade do século IX, a cerejeira havia substituído a ameixeira como a espécie favorita no Japão.



Handroanthus impetiginosus

Handroanthus impetiginosus é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira.
Seus nomes populares mais conhecidos são: piúva, ipê-rosa, pau-d'arco, piúna, ipê-roxo, ipê-roxo-de-bola, ipê-una, ipê-roxo-grande, ipê-de-minas, piúna-roxa
A reclassificação recente do gênero Tabebuia colocou como mesma espécie a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia avellanedae, mas há discordância de botânicos brasileiros.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Que seria de nós sem alimentos?
Você pensa que apenas frutas, legumes e verduras são alimentos de origem vegetal? Negativo! Se você parar para pensar, praticamente todos os nossos alimentos têm origem vegetal, portanto são plantados, cultivados, colhidos e distribuídos ou industrializados.
 Você adora chocolate? Que seria dele se não fosse o cacau? Se não fosse a cana de açúcar e sua doçura? Se não fossem os óleos para a gordura que o compõe? Gosta de carne? Se o gado, as aves e os porcos não se alimentassem de pasto, milho, soja ou outros vegetais, produziriam a carne?
Essa reflexão embasa a prática que algumas turmas estão fazendo de semear e cultivar ervas aromáticas e condimentares em uma embalagem pet.  Crianças interessadas e compenetradas põem a mão na terra, semeiam e depois regam sua “lavoura”. É claro que isso não basta. Como nas grandes lavouras, o clima, os cuidados com a adubação, a qualidade das sementes serão fundamentais para o bom êxito da plantação.
Assim também ocorre com nossa horta mandalla. Neste ano de 2012 sofremos um longo período de estiagem devido ao qual não adiantava plantar, pois estávamos sem água para irrigar. Depois foi o inverno e a geada que destruiu muitos vegetais. Já agora os alunos, professores e a responsável por fazer o lanche para os alunos estão podendo colher o que foi plantado.
Assim fizeram os alunos da professora Joelma que voltaram para a escola trazendo rabanetes. Assim fez a Sra Izélia que enfeitou lanche dos professores no dia do Conselho de Classe com uma linda bandeja de folhas coloridas. Assim está fazendo a Sra Maria ao servir uma baciada de alface para enriquecer o lanche dos alunos.
Isso tudo é muito bom porque aprendemos a nos alimentar melhor e aprendemos também a cultivar alguns alimentos. Tomara que estas aprendizagens sejam levadas para fora da escola e para dentro da vida de cada um.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


ANTES TARDE DO QUE NUNCA
Na semana do dia 13 a 17, finalmente, foi colocado o portão para facilitar o trabalho da COMVIDA . O pessoal já estava reclamando, pois para levar os materiais necessários para a horta era preciso dar a volta toda e tocar a campainha incomodando as pessoas que trabalham na secretaria.
O galpão onde são guardados os matérias utilizados na horta é chamado carinhosamente de “Castelo”, pois guarda tesouros valiosos para o trabalho na terra.
Terça- feira, dia 21, o pessoal se dividiu em três grupos: um grupo irrigou a horta, outro tirou os materiais que não seriam utilizados do “Castelo” o outro grupo cuidou da horta arrancando inços. Logo depois, cumprido o tempo de trabalho, os alunos foram fazer brincadeiras. Agora a COMVIDA esta muito feliz, pois o portão está pronto, agora poderão pegar os materiais no “Castelo” e ir direto para a horta trabalhar. 
O grupo agradece a todos que colaboraram para que esse melhoramento acontecesse.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


ENTREGA DAS COMENDAS
No dia 7 desse mês, foram entregues as comendas para os alunos que trouxeram mais pets e embalagens plásticas, contabilizadas durante o semestre.
Os integrantes da Com-Vida entregaram a premiação aos alunos.
O evento foi um sucesso, pois vários alunos ganharam as comendas, alguns alunos trouxeram mais de mil pets.
A turma 312, da Professora Roselene, pelo segundo ano consecutivo, foi a que mais arrecadou pets e embalagens plásticas. Eles ganharam R$ 201,00 para gastar em um passeio ou em algo combinado entre a turma.
Os alunos irão combinar com a professora uma forma de gastar o dinheiro, algo que contemple a todos.
Essa ação dos alunos é ótima, não apenas para escola, mas também para termos um planeta saudável.
Queríamos parabenizar os alunos que estão contribuindo para um mundo melhor e, é claro, para a nossa escola e que continuem colaborando com esse projeto.

terça-feira, 3 de julho de 2012


Sábado Divertido
Alguns dos participantes do projeto Com-Vida estiveram, neste sábado, na casa da  professora Ângela Silvestrin  para comemorar o aniversário de Vânio Possa.
Vânio vem nos ajudando desde o início deste projeto tão importante para nossa escola. Podemos dizer que ele, sim, é um exemplo de voluntário, uma pessoa de coração enorme, pois sem ele a nossa escola não teria as hortas mandallas  que tem hoje, sem a ajuda de nosso querido Vânio e sem as contribuições que ele nos ofereceu, não teríamos hoje uma mandalla como a que temos- bonita e recheada de chás e verduras sem agrotóxicos.
Ao chegarem lá, os alunos foram se divertir, jogar bola, carteado, andar de balanço e rede e comer frutas embaixo da árvore. Depois disso, todos ajudaram de alguma forma a preparar o almoço, que foi “salchipão “acompanhado por um suco de bergamota, que eles mesmos colheram do pé. Alguns, juntamente com a ajuda do Vânio e da professora Ângela, prepararam o salsichão, alguns arrumaram a mesa, outros fizeram o suco e prepararam a salada.
E depois de todo este preparo, todos se reuniram ao redor da mesa para apreciar aquele almoço delicioso.
Ao final da refeição, alguns foram brincar mais um pouco, já outros preferiram descansar um pouco.
E claro que depois de tudo isso, não poderíamos nos esquecer de cantar os parabéns para nosso amigo querido. Depois de apagar a vela improvisada que arranjamos, não podíamos deixar de provar o “chico balanceado” feito pelo próprio aniversariante. 
Logo após, foi sorteada uma caixa de bombom e, por incrível que pareça, quem ganhou foi o aniversariante, que fez questão de dividir com todos ali presentes.
E depois de dia tão divertido como aquele, chegou a hora de ir embora, apesar de todos quererem ficar mais ou pouco, o ônibus já havia chegado, mas é claro que  haverá oportunidades para voltarmos ali.



Gabriela F. dos Santos 

segunda-feira, 2 de julho de 2012


Plantação da Com-Vida


As turmas dos 1ºs anos, acompanhados por suas professoras, foram plantar alface na horta da Praça Latina com os integrantes da Com-Vida . Isso aconteceu na semana passada. Eles foram plantar para aprender a cuidar melhor do que temos  e também para incentivá-los a  comer verduras e legumes. Além de ser uma experiência nova - eles tiveram que sujar as mãos para isso- em recompensa fizeram uma diferença no mundo.  A terra- que estava  pronta para a plantação-  foi preparada pelos integrantes da  Com-Vida, um trabalho que valeu muito a pena.

quarta-feira, 27 de junho de 2012



Debulhar amendoins?
           No ultimo encontro do grupo, a Com-Vida foi fazer a colheita da última parte  dos amendoins na horta. Foi divertido, pois os amendoins iriam ser utilizados para os doces da festa Junina.
 No período após o recreio, o pré foi na horta fazer a semeadura de cenouras, as quais serão utilizadas para nossa alimentação na merenda escolar.
Ainda na mesma tarde, o grupo tentou colocar em prática algumas das aprendizagens realizadas na oficina de compostagem. Recolheu os resíduos da cozinha e os colocou na composteira já existente, misturando-o com folhas secas.
                                                                                                                 Tais Ferreira 

terça-feira, 5 de junho de 2012


A semana do meio ambiente

No dia cinco de junho, os integrante da Com-Vida  participarão de uma Oficina de Compostagem que vai acontecer no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, onde irão aprender a fazer a compostagem de resíduo orgânicos. Ela será coordenada pelo Sr..Pedro Lovatto e terá inicio as 13h30min. Ao retornarem, estará com eles o conhecimento que deverá auxiliá-los a transformar os resíduos orgânicos gerados na escola em adubo para a horta. A Oficina integra a programação municipal do Dia do Meio Ambiente.   

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Exposição em Garibaldi
Na última quarta-feira, dia 16 de maio, integrantes da COM-VIDA, acompanhados pelas professoras Débora (manhã), Diretora Elizete (manhã), vice-diretora Elisa(tarde) e prof. Ângela( vespertino), foram a Garibaldi para participar na III Mostra Municipal de Plantas Bioativas. Lá foi demonstrado como se faz o papel reciclado e também foram feitas exposições de fotos, blocos de papel reciclável, saches de ervas aromáticas, exposições de variados tipos de ervas com a explicação sobre suas propriedades, exemplos do ecossistema, além de um herbário. Nesse evento teve um alto fluxo de pessoas visitando os estandes de várias escolas, entre elas a nossa, e também houve um teatro na parte da tarde e da noite: Quem Roubou minha floresta. No centro do palco também teve uma apresentação de slides das  atividades feitas em cada escola. Foi uma atividade muito enriquecedora uma vez que alunos e professores puderam conhecer os projetos de outras escolas, houve troca de informações e de mudas de chás. O estande da EMAC foi muito solicitado, pois muitas pessoas queriam aprender a reciclar o papel. Também havia muita gente querendo comprar os saches e os blocos de papel, pois queriam levar o perfume das ervas para suas casas. Vejam as fotos deste evento no facebook da escola, no link

Receita do papel reciclado: Para fazer o papel reciclado não é necessário nada mais que papel de jornais batidos no liquidificador com macela ou outros tipos de ervas, por exemplos: capim cidreira, hortelã, de preferência ervas medicinais. Após bater, coloque em uma bacia com bastante água, pegue uma tela ou peneira fina e passe dentro da água. No inicio não vai aparecer o papel, mas após passar a tela, vai vir a mistura, coloque-a em um pano e espere secar. Vai demorar em torno de um dia. Após você terá um papel bonito e cheiroso.

Ricardo F. Campeol e Leonardo Henicka

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Sujeira na quadra

Pessoal, a quadra da EMAC está precisando de cuidados, pois há muitos lixos espalhados por lá e os alunos não estão colaborando, pois vivem jogando o seu lixo no chão, sendo que temos várias lixeiras espalhadas pelo pátio, cuide, pois viver em ambiente sujo ninguém gosta.
E você que colabora ou vai colaborar poderá orgulhar-se de ser um aluno consciente. Já quem não faz isso é um.....

Para colher é preciso plantar!

No dia 24 de abril, o grupo do COM-VIDA fez a colheita dos amendoins que haviam sido plantados na Praça Latina. Foi uma atividade diferente, mas que empolgou a todos. Orientados pelo voluntário Vânio e por sua mãe, dona Lívia, o grupo colheu e debulhou muitos amendoins, uns 50 kg.
Divididos em duas equipes, a dos meninos e a das meninas, a colheita rendeu dois sacos muito grandes. Por causa da seca, infelizmente, muitas vagens estavam vazias, mas os pés estavam muito carregados. Enquanto debulhavam os amendoins, muitas brincadeiras, trocas de confidências, diálogos alegres.
Esperamos comer boas rapaduras na festa de São João deste ano.

Cadê o aipim?

No mesmo terreno, entre os amendoins, havia sido plantado aipim. Poucos pés haviam sido colhidos para a sopa da merenda escolar, mas as raízes ainda poderiam ficar bem maiores, quando então seriam servidas com um bom molho.

Foi grande a decepção quando, na segunda-feira, dia 23 de abril, o aipim tinha sido colhido, não por pessoas da escola, mas por alguém que não ajudou a plantar, mas que soube colher...

quarta-feira, 25 de abril de 2012


Diário da COM-VIDA!
Semana passada, os alunos da COM-VIDA foram às ruas para conscientizar os moradores da Rua José Sachet a não podarem os galhos mais grossos das árvores ali plantadas (cerejeira ornamental). Esta árvore dá uma flor linda e como os moradores cortam os galhos mais grossos, a planta não produz a flor, então se você quiser podar, corte os galhos baixos que estão nascendo assim a planta cresce para cima, sem atrapalhar você. Mas se o assunto for a sujeira que ela faz,  pense bem, vale a pena limpar o pátio para poder ver uma bela flor!
Os alunos da escola distribuíram folder explicativo para que aconteça uma maior conscientização.

Leonardo Henicka za    

segunda-feira, 9 de abril de 2012


COM-VIDA em Garibaldi!




Os alunos da COM-VIDA, na última terça-feira, cortaram as pets para plantar ervas com a finalidade de participar do encontro que haverá em Garibaldi. O plano a seguir é  fazer uma mandalla de ervas para expor. Durante a semana, a Dona Dileta  dará água para as plantas para que elas vivam até a exposição. Você, leitor, que tal você ajudar também? Vá aos vizinhos, parentes e peça mudas de ervas, chás e traga para os integrantes da COM-VIDA ou para a professora Ângela. Assim você contribuirá com o colégio para esta boa causa. 

terça-feira, 3 de abril de 2012


ESPECIALISTAS EM IRRIGAÇÃO?
A COM-VIDA se reuniu para plantar as mudas de hortaliças na horta da escola, mas o tempo não permitiu, pois não choveu, então não puderam plantar. Há tempo que o grupo vem planejando isto, pois já botaram adubo e a cal para adubar a terra, pois seria muito importante plantar agora, antes que comece o inverno. Então como semana passada não deu para plantar, o grupo foi ver o que estava danificado na irrigação. A escola pensava em contratar pessoas especializadas em irrigação para consertar os vazamentos e repor as peças danificadas, entretanto os integrantes acharam absurdo o orçamento apresentado, isto é, quanto seria cobrado para o conserto, então eles mesmos viram o que faltava e quais as peças que teriam de comprar.
Desta forma, após o término do encontro, os estudantes Augusto, Gustavo e Leonardo acompanharam a professora Ângela para comprar o material necessário. Agora vamos ver se eles, os novos responsáveis pela irrigação das hortas, conseguirão fazer o sistema funcionar, isto é, conseguirão fazer a irrigação por gotejamento atingir seu objetivo: suprir de água os plantios realizados.
Leonardo Henicka-

EMAC em Garibalbi

No ano de 2010, o grupo Com-Vida fez uma visita à exposição de ervas medicinais, condimentares e aromáticas em Garibaldi, onde os alunos  tomaram chás, ganharam saches aromáticos e uns vasos de flores.  Os expositores eram estudantes das escolas públicas daquele município que desenvolvem um projeto muito interessante para ensinar as comunidades a preservar e cultivar essas ervas.
Todos adoraram a exposição e ficaram com muita vontade de desenvolver trabalho semelhante aqui na escola.
Como as nossas professoras conversaram com as coordenadoras do projeto demonstrando sua admiração pelo trabalho, em 2011 foram convidadas a fazer um curso sobre o uso de ervas na preservação da saúde. A professora Ângela participou do curso, ficando em permanente contato com a equipe de Garibaldi e neste ano, durante as férias, recebeu o convite para a escola participar novamente da exposição, mas desta vez como expositora.
 Desta forma, no ano de 2012, a escola deverá novamente visitar essa exposição com um número grande de turmas, sendo que a Com-Vida apresentará os trabalhos desenvolvidos na escola com a utilização das ervas e o ótimo resultado da Mandalla de chás e de hortaliças. Essa exposição  acontecerá em maio.
Thalia de Vargas Pansera

terça-feira, 27 de março de 2012


Cheirando Mal por uma Boa Causa

Durante as férias escolares, a horta da escola ficou sem cuidados, e com a seca que deu o solo ficou ainda mais pobre, tanto é que ao cavoucar não foi encontrado nem um ser vivo subterrâneo como minhocas e formigas. Por isso, os integrantes da Com-Vida adubaram a terra com esterco de galinha e calcário.
O trabalho não foi fácil, pois o cheiro era horrível, o sol estava quente, o vento espalhava o calcário, mas todos cumpriram sua missão. Agora estão esperando a chuva para plantar as hortaliças, que são tão importantes para a merenda da escola. Os alunos sofreram, alguns tiveram de tomar banho três vezes, mas foi por uma boa causa.

segunda-feira, 19 de março de 2012


A horta de todos
Com a ajuda da Com-Vida, estamos limpando e plantando na horta que escola cuida com muita dedicação desde a criação do parque e das mandalas.  Os alunos estão muito envolvidos com a nova mandala das hortaliças que por enquanto esta vazia, mas com certeza em poucos dias estará cheio de belas plantas para que todos possam colher aquelas maravilhas e saborear em seus almoços, por isso ajude a nossa escola a cuidar da nova mandalla com muita dedicação e organização.
Gabrielle Antunes Nunes

Com-Vida responsável pelos recicláveis
Você não gosta de um ambiente limpo na sua casa? Bom na escola é a mesma coisa. Gente, vamos cuidar da nossa sala, da nossa escola, da nossa rua, gente, vamos cuidar do nosso mundo. Todos sabem o quanto o é importante a reciclagem, quando você suja uma rua, você não suja só ela, mais sim, você suja o mundo inteiro. Separe o lixo, não há dificuldade para fazer isso!
Aqui na escola, os nossos representantes da Com-Vida estão de olhos bem abertos. Como eles nos ajudam nas tarefas de reciclagem, anotando os resíduos que trazemos e incentivando-nos a colaborar, vamos conhecê-los? A turma 511 tem sua representante que é a Maria Fernandes, na 611 o Augusto e o Gustavo representam a turma, na 711 são a Júlia o Leonardo e o Giovane, na 712 são o Lucas L. e o Guilherme Cavaline, na turma 701 o representante é o Leonardo H, os nossos representantes da turma 702 são o Ricardo, o Maicom, o Theilor e o Matheus S. A turma 801 tem como representante a Natalya e a Pauline, e na turma 802 é a Emily. Esses são os nossos responsáveis da Com-Vida. Eles estão anotando os recicláveis que os alunos estão trazendo. No final do semestre, as pessoas que trouxerem mais de 200 pets, e ou latinhas, vão ganhar um distintivo de ajudantes do meio ambiente. Durante o ano, a nossa secretaria Maribel vai guardar o dinheiro arrecadado com a venda dos recicláveis de cada turma. O dinheiro arrecadado pelas turmas será usado de acordo com  o montante, possivelmente para uma festa ou passeio, depende dos alunos.
 Muita gente tem vergonha de trazer, esquece ou não quer, mas vamos ajudar a natureza, porque a ajuda que ela precisa é que cada um faça a sua parte. Você se valoriza com essa atitude!
                                                                                          Ândrea Lirio

terça-feira, 13 de março de 2012


DIA DO RECOLHIMENTO
No nosso país, muito lixo é jogado pelas ruas e esse lixo causa entupimento de bueiros e doenças. Quando chove, alaga tudo, pois com os bueiros entupidos a água transborda e invade residências, lojas, estradas e túneis. Não dá para fazer nada depois que aconteceu, mas mesmo depois de um alagamento há pessoas que continuam jogando lixos pelas ruas. Para evitar isso, todos devem reciclar ou jogar os resíduos no lugar apropriado!                  
Na escola Angelo Chiele há uma coleta de materiais recicláveis toda segunda-feira. A professora responsável pelo projeto é a professora Ângela. No turno da tarde, os alunos se esforçam muito para coletar esses materiais e o trazem para a escola. Depois a turma, no final do ano, com o dinheiro arrecadado com a venda do material reciclável faz um evento coletivo.
Neste ano, a meta é que os alunos do turno da manhã tragam materiais recicláveis para eles também fazerem esse tipo de evento. Conforme vão trazendo vão arrecadando. Os campeões de reciclagem recebem seus distintivos em ato solene no final de cada semestre. Dia 12 de março de 2012 foi o primeiro dia da coleta da escola e muitos alunos já colaboraram. Esperamos que nas próximas semanas, cada vez mais alunos demonstrem atitude a favor da preservação ambiental.
O interessante é que, como esse projeto vem se mantendo por vários anos, pais de alunos que já saíram da escola há muitos anos, continuem a trazer os resíduos para a escola, como o caso da Sra Nerci Lutz, mãe de Marina que estudava na escola até o ano 1999.


 Óleo trazido pela Sra Nerci Lutz, vendedora de salgadinhos 


Maria Isabela Mugnol, avó de Amanda
Outro exemplo é o da avó da Amanda da turma 212, Sra Maria Isabela Mugnol, que precisou trazer de camionete as embalagens acumuladas durante as férias.
Para valorizar os campeões de 2011, o Fique por Dentro traz o nome, a foto e a quantidade de matérias que eles trouxeram para reciclar.










segunda-feira, 12 de março de 2012


Com-vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida)

Primeiramente é um orgulho enorme para quem participa e também para nossa escola, que desenvolve esse projeto que este ano está repleto de novidades, jeitos diferentes, acolhedores e divertidos de ensinar sobre a natureza. Cada turma tem dois representantes que são: 511- Maria e Marcos, 611- Augusto e Gustavo, 612-Yuri, 711- Júlia, Giovani e Leonardo, 712- Mateus, Teylor e Ricardo, 702- Leonardo, 801-Pauline e Natalya e na 802- Emily. O primeiro encontro foi realizado no dia 28 de fevereiro, numa terça-feira, nos aposentos da nossa escola. Com certeza somos responsáveis por mudanças, que não foram poucas, já feitas não só na nossa escola como também na cidade. O legal deste projeto é como ele ensina as pessoas a cuidar do meio ambiente, também mentalmente, mudando os pensamentos e opiniões erradas das pessoas, fazendo com que elas pensem melhor a respeito de mudar e também tentar mudar os outros para que o projeto tenha realmente um bom andamento. No primeiro dia de projeto, todos os integrantes fora interrogados e tiveram que falar o que foram fazer no projeto, seus pensamentos e intenções, todas as respostas foram muito interessantes, mas também chamou atenção o jeito como todos repetiam a frase “aprender a cuidar do meio ambiente”, o que foi muito legal porque, de cara, dava para perceber que eles estão nisto para mudar e fazer a diferença em nossas vidas. Mas é claro que sozinhos, eles não chegarão a lugar nenhum e estão precisando da ajuda de todos nós para que possamos deixar um mundo melhor para nossos sucessores. Então, agora você já sabe onde pesquisar, quando quiser saber um pouco mais sobre as novidades da Com-vida.
                                                                                                                    
                                                                                                                     Pauline K. Bisutti